terça-feira, 20 de novembro de 2012

Movimento Para a Mudança

Qual o seu movimento para mudar sua vida? Sim, isso mesmo. Já parou para pensar sobre isso? É daquelas pessoas que dizem o tempo todo que a vida que tem é horrível, que por conta de algo que aconteceu no passado está a levar esta vida que tem agora e culpa o mundo, o governo, sua família, marido, esposa, filhos, o trabalho ou até mesmo se culpa por não ter feito aquilo que julga que se tivesse feito numa dada altura da vida, tudo hoje seria diferente? Se você está perdido nessa culpabilização, sinto em dizer-lhe mas o que é que olhar para isso e se "massacrar" irá mudar o teu agora? Responda? Se conseguir chegar a uma resposta plausível e que te faça tomar alguma ação parabéns. Se não conseguir o que é bastante provável pois, se a pessoa não assumir a responsabilidade por suas ações e não se libertar do passado, os dias serão iguais ao filme O Feitiço do Tempo( Groundhog Day). É isso, os dias serão uma repetição do que já se viveu. 
Li uma frase de Albert Einstein que é perfeita: " É uma atitude pouco inteligente achar que se faz as coisas iguais todos os dias, terá uma reposta diferente". Sim, mas muitos de nós acha que sim. que como por "milagre" tudo mudará, sem que a pessoa tenha que fazer absolutamente nada, apenas ficar a espera que o mundo mude, a própria pessoa não. É a lei do menor esforço. Quero mudar seja lá qual aspecto for, algo que me incomoda, um relacionamento, minha profissão, minha vida. Mas a pessoa aguarda, fica quietinha, paradinha, de vez em quando dá uma espreitada para ver se algo mudou, mas tudo continua exatamente igual, daí ela reclama: "vida injusta, mundo injusto, não acontece nada diferente.É assim mesmo, sou um infeliz, por mais que eu tente nada dá certo". Já viu isso acontecer com alguém que conhece? Acontece com você mesmo? Preste atenção nisso, é um comportamento tão infantil(pueril) que chega a doer.
A pessoa quer a mudança mas não quer o esforço, a responsabilidade(é isso mesmo RESPONSABILIDADE) em fazer acontecer, pois é lógico isso vai dar trabalho, vai ter de arregaçar as mangas e se mostrar, tomar atitudes, romper com seus padrões mentais, suas crenças limitadoras e renascer, como uma lagarta que passa por todo o processo antes de virar uma linda borboleta. Adoro observar esta metamorfose. Pois é como nós próprios em nosso processo de evolução.
Portanto meu querido amigo leitor deste blog, se espera mudar algo na sua vida e não quer fazer nada para isto, está mesmo se limitando e mentindo para si próprio, Quando digo fazer algo é olhar para dentro de si com honestidade, sem mentiras, sem se justificar, sem se auto enganar. Vai precisar de uma dose de coragem, de força que TODOS NÓS TEMOS, quando realmente queremos algo e partir para a AÇÃO. Já falei sobre isso aqui. Você pode ter métodos maravilhosos na sua cabeça, ideias fantásticas, pode até já ter esboçado no papel o que pensa em mudar, mas sem a AÇÃO efetiva, vai continuar a viver igual ao dia da Marmota do filme Feitiço do tempo.
Para de se justificar porque não fez e faz, muda, não espera mais, se realmente o que quer é mudar. 
Portanto deixo a pergunta que não quer calar:
Qual o teu movimento para a mudança?

Nenhum comentário: