quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hábitos Mentais

Somos seres de hábitos, penso que ninguém duvida disso. Tudo funciona em ordem com certos hábitos. Não precisamos pensar onde guardamos as chaves de casa se temos o hábito de guardá-las no mesmo sítio(lugar). A questão é, e quando os hábitos são nocivos para nossa vida?
Quando um hábito nocivo se fixa dentro do nosso inconsciente o que dá para fazer? Muitos de nós podem dizer, não há o que ser feito, sou assim mesmo, nasci assim vou morrer assim(Síndrome de Gabriela, ainda falarei sobre isso aqui no blog). Não é verdade e para mudar hábitos doentios, perversos, perniciosos que não nos fazem bem é necessário olhar para dentro de nós e...MUDAR. Ah! mudar, eita palavrinha complicada de fazer parte de nossa vida. Por que? Porque o hábito está lá, prontinho, fácil de ser levado adiante, já conhecemos, já sabemos o que fazer com ele.
Todos nós em algum momento de nossas vidas já tivemos que efectuar mudanças, sejam elas pequenas ou muito grandes, mas em se tratando de hábitos mentais a coisa pega. 
Para mudar é preciso se libertar dos clichês mentais que nos fazem infelizes. Se a pessoa se deixa levar pelo hábito, pode passar uma vida inteira repetindo situações, sem conseguir sair do estágio em que se encontra evoluir e crescer. 
Mas onde é que tudo começa? No pensamento e a partir dele em nossa conduta diária. Portanto se faz necessário PENSAR DIFERENTE ou PENSAR CORRETAMENTE. Para algumas pessoas alguns pensamentos de raiva, dor, sofrimentos de toda ordem, pessimismo, tomam conta de suas vidas e a pessoa vive numa espécie de autosabotagem destruindo toda e qualquer possibilidade de ser feliz, de se modificar, muitas vezes nem percebe que faz isso, outras vezes percebe mas julga que não há o que fazer, que o problema não é dela, que os outros é que estão errados. Diz muitas vezes, já busquei ajuda e nada resolveu, fui a tantos médicos, tomei tantos remédios e nada resolveu. Só que eu questiono, será que a pessoa já fez TUDO? Quando digo tudo, é tudo o que é possível e imaginável para se libertar desses hábitos mentais perniciosos. Começou por se autoexaminar? Olhar suas atitudes, sua forma de ser e estar perante a vida? Está mesmo disposto a mudar? Já buscou ajuda profissional? Procurou outros profissionais, outros psicólogos, psiquiatras, etc e etc? A Medicina  hoje está muito avançada, novas técnicas surgem diariamente, uma medicina holística que vê a pessoa além da doença física. Se fui em 3 médicos, vou a um 4º, ao 5º. Se a terapia xpto, não funcionou, busco outra. Mas para isso a pessoa realmente tem que querer a MUDANÇA, a LIBERTAÇÃO do que vivencia em termos mentais. Não é apenas um falar da "boca para fora" é sentir e viver a mudança dos seus hábitos mentaisEU VOU MUDAR, porque QUERO, MEREÇO e POSSO e a mudança irá chegar, devagar, mas chegará, não tenha dúvidas disso. 
Para alguns a junção fé, religião, trabalho, solidariedade, medicação, terapia vão ser a mistura para que esse processo ocorra. É um processo individual, de modo geral passa por aí, por sua reforma íntima.
Tudo em nossa vida, repito TUDO depende da força do pensamento. Não estou a dizer pense positivo e fique a espera sem trabalhar que tudo se resolverá. É óbvio que não, nem sou adepta dessas correntes que dizem apenas, pense. É pensar e AGIR. É desejar alterar um padrão mental negativo. Quando perceber que está a chegar um pensamento negativo, de derrota, substituir imediatamente por um positivo, correto, cheio de otimismo, esperança, alegria. 
O início pode ser difícil mas a mente viciada, se ao ser plantada por pensamentos positivos terá novos padrões e assim lentamente a pessoa verá nascer um novo ser dentro de si. 
Comece agora a construir seus novos hábitos mentais, depende APENAS de VOCÊ.

Nenhum comentário: