terça-feira, 5 de junho de 2012

Voluntariado e Solidariedade

Você pode e deve cuidar de si próprio, de sua autoestima, conhecer a si mesmo, trabalhar para ser uma pessoa mais paciente, tolerante, dar atenção aos seus projectos, mas lembre-se que além dos seus sofrimentos, alegrias e venturas existe um mundo além das suas questões particulares, dos seus problemas, que julgamos serem os maiores do mundo, até que olhemos para o lado, que saíamos de nós mesmos. 
Já experimentou praticar solidariedade, entrar para um grupo de voluntários em alguma causa? O mundo só se tornará melhor quando formos pessoas melhores, menos egoístas, menos orgulhosas, mais humanas e solidárias. 
Já percebeu que somos seres interdependentes neste planeta? Sabe aquele vazio existencial, aquela solidão que muitos de nós sentem por mais que se adquira as últimas novidades da tecnologia, por mais objetos possua, por mais viagens que se faça, por todo e qualquer conhecimento que se adquira? Não, que não o deva fazer, não estou a dizer isso. Se a pessoa não sair do seu próprio mundo, por mais que tente se blindar contra os problemas humanos, por mais que busque a alegria verdadeira nessas coisas, terá sempre a sensação que lhe falta algo. Enquanto não perceber que o que lhe falta não é resolver apenas o seu eu, mas o sentimento de nós. Adquirimos esse sentimento na prática do bem. Ninguém por mais rico materialmente que seja  é autossuficiente. O êxito só ocorre quando saímos do isolamento, quando nos tornamos mais solidários. Muitos alegam "não terem tempo nem para si próprio, quanto mais pensar em ajudar alguém", "outros dizem não tenho dinheiro, mas o dia que ganhar na loteria, aí ajudarei, montarei uma instituição filantrópica", mas e enquanto esse dia não chega, quiçá nem chegará, é possível que se continue a sentir que algo está a faltar em sua vida. Não espere mais por algo externo a você, vá em busca de algo onde possa ser útil, procure na sua cidade alguma instituição, se mobilize. Acredite, para começar basta apenas boa vontade, alegria no coração e disposição. Uma hora por semana, doe seu tempo, escolha uma causa no bem.  Você descobrirá que tempo é questão de prioridade, que o dinheiro não é a única forma de se fazer útil ao próximo, basta alegria no coração, disposição e doação. Uma palavra amiga, um sorriso e boa vontade são de extremo auxílio. Ao estar envolvido numa tarefa edificante, sentimos uma paz indiscutível, algo que dinheiro nenhum no mundo pode pagar, nos tornamos mais humanos e mais felizes. Se você ainda não pratica voluntariado converse com alguém que já o faz, não espere pelo momento ideal, ele não existe em nenhuma circunstância da vida.
Pratique e verá. Hospitais, Creches, Orfanatos, Lares de idosos, Presídios, Recolha de roupas e alimentos, Aulas de informática, Aulas de artesanato, Música, Leitura para Pessoas que perderam a visão, Ensinar um Instrumento Musical, Alfabetização de Jovens e Adultos entre tantas formas de ajudar. Escolha a sua forma. Apenas faça e verá uma mudança verdadeira se operar em sua vida. Converse com quem pratica e pergunte o que sente? Alegria no coração certamente, paz e harmonia interior.
Deixo a mensagem abaixo para reflexão:
"Reserva algum período do teu tempo ao serviço sem remuneração em prol da caridade fraternal, e da ação em favor da comunidade.
A "hora vazia" é sempre espaço mental perigoso. Oferece-se ao teu próximo, a alguma sociedade ou agremiação que se dedique à benemerência, à construção de vidas.
Pequenas ajudas produzem os milagres das grandes realizações.
Jamais te escuses a esse mister de ajuda desinteressada, não retribuída.
Há muita aflição esperando socorro e compreensão."
Do Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis/ Divaldo P.Franco

Nenhum comentário: