terça-feira, 12 de junho de 2012

Plano B - Qual o Seu?

Você está feliz com sua vida atual? Já fez uma reflexão apurada sobre todas as áreas da sua vida Trabalho, Saúde, Família, Amor, Amigos, Espiritualidade entre outras? Ao ter esse olhar mais profundo se perguntou como pode fazer para alterar o que está menos bem? Ok. Nossa tendência natural é querer começar a mudar tudo de uma única vez, mas a sugestão é, comece por uma área da sua vida, não dá para mudar tudo de uma única vez.
No âmbito de uma insatisfação profissional a pessoa pode chegar a conclusão que o trabalho que faz já não traz mais satisfação. Pode ser que a pessoa seja muito bem sucedida financeiramente, tenha um cargo de alto escalão na empresa, mas trabalhe loucamente, não dê atenção à família, muito menos para si própria, apenas cumpre um papel social e ganhe muito dinheiro. 
O que leva alguém a querer mudar de vida? 
O que causa a insatisfação em sua vida?
Pare, se observe e responda, faça uma análise profunda. O processo de mudança dependerá basicamente disso. 
Se a questão é profissional busque ajudar de um Coach de carreira ou de orientador profissional. Se não está feliz com seu trabalho ou com sua vida, o que estará causando isso? Quais são seus sonhos? Quais seus valores? O que é importante para você? 
No coaching, fazemos uso do método socrático, a reflexão através das perguntas. Ninguém dirá a você o que deverá ser feito, há uma parceria, pois o Coach facilita o processo de reflexão do seu cliente.
Quantas vezes ouvimos a pessoa dizer que seu sonho é largar o trabalho que tem para viver do hobbie que faz aos finais de semana, só que não tem a menor ideia de como seria isso, é importante ancorar um sonho para transformá-lo em realidade. Seria o seu plano B. Para deixar uma situação podemos chamar de estado atual para chegar num estado desejado, teremos um tempo de transição e é muitas vezes nesse período de transição que a pessoa correr o risco de desistir. Há que se medir, planear (planejar para os brasileiros) os riscos e ter a certeza de que não há como ter controle sobre tudo. Ninguém consegue tem o controle total, podemos mitigar riscos como estudamos em Gestão de Projetos. 
O mais importante é saber que para o seu Plano B, se tornar um Plano A terá que ter uma boa dose de persistência e paciência, estar disposto a mudar e principalmente usar alternativas e rotas e caminhos diferentes dos habituais. 

Nenhum comentário: