quinta-feira, 26 de abril de 2012

Procrastinação, eu procrastino, tu procrastinas, ele procrastina...

A palavra PROCRASTINAÇÃO talvez não seja tão famosa, mas seus sinônimos tais como adiamento, "empurrar com a barriga", deixar para amanhã, aí sim são bem conhecidas de todos nós.
TODAS as pessoas (e aí vou generalizar mesmo) em algum momento de suas vidas já procrastinou, eu me incluo.
A pessoa procrastinadora faz tudo menos o que precisa ser feito.
Geralmente se procrastina tarefas  tidas como  desagradáveis, arrumar gavetas, lavar a louça do jantar, arquivar papéis, fazer trabalhos escolares mesmo que sejam importantes e tenham data marcada. A entrega de uma tese, o trabalho de conclusão de um curso, são tantas as situações que se pode procrastinar, que dá uma lista quase infinita.
Quantos adultos começaram com a procrastinação na infância, se tinham um trabalho para fazer, a leitura de um livro não faziam, deixavam para virar a noite à ler ou estudar para um exame e carregam esse comportamento na vida adulta, tem uma apresentação importante para fazer na empresa, eis que não faz, alega que ao trabalhar sob pressão faz melhor. Isto pode trazer prejuízos psicológicos, profissionais, familiares e de toda ordem. Uma apresentação que podia ter sido preparada com calma, tranquilidade e com o completo envolvimento faz com que a pessoa procrastinadora perca muito, inclusive qualidade de vida.
A procrastinação crônica pode ser indício de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, passível de ser diagnosticada e tratada com terapia. 
No mundo em que vivemos onde temos acesso a milhares de estímulos como redes sociais, e-mail, telemóvel(celular), telefone, entre outras distrações para nos desviar do que realmente queremos. Se faz necessário manter o foco, traçar os nossos objectivos diários, semanais, anuais, para evitar a procrastinação, tem mais não se encerra apenas com isso.
Uma tarefa importante mas "chata" deve ser feita antes das coisas mais interessantes. 
Use artifícios para não desvirtuar sua atenção do que quer e precisa fazer, podem ser coisas simples como:
-Não atender o telefone numa hora que estabeleceu para concluir a tarefa. 
-Não aceder(acessar) as redes sociais como Facebook, Linkedin, Google+
-Desligar MSN, Skype, entre outros.
-Aceder ao e-mail apenas duas vezes ao dia(pela manhã e ao fim do dia) para quem não necessita obrigatoriamente trabalhar com e-mail.
-Utilize um timer e pare a cada uma hora de trabalho, caminhe por 5 minutos, faça alongamentos. Recomendo à todos os que estão a estudar por horas a fio, a escrever e mesmo numa empresa dar essas paradinhas. Acredite seu rendimento será muito maior.
A boa notícia é que há solução. O processo de coaching pode ajudá-lo a trabalhar a sua procrastinação. 
O vídeo abaixo retrata com graça e realidade a procrastinação.

Nenhum comentário: