sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dica de livro Felicidade


Diariamente somos todos bombardeados por todo tipo de notícia, em sua maioria por notícias negativas, tragédias e todo tipo de violência.Não que não haja boas notícias, mas as que vendem mais, que dão "Ibope" como dizemos no Brasil, são as desgraças, as "fatalidades", a miséria humana de modo geral, atrai a atenção ainda de nós humanos. Então vem a grande pergunta, é possível ser feliz?
Creio que em tudo que o ser humano faz é em busca de felicidade. Mesmo que muitas vezes esteja em busca de uma felicidade passageira, que não se sustenta a longo prazo, mas o objetivo era ser feliz.
Então vem mais uma pergunta, o que é ser feliz? É uma pergunta muito simples, com uma profundidade de resposta que vai variar para cada ser humano deste mundão. Escrever sobre esse tema é bastante complexo, dá excelentes discussões, levanta o véu sobre muito do que está em todos nós. Como é um assunto recorrente na minha vida pessoal e profissional, afinal as pessoas querem ser mais felizes em suas profissões, em suas vidas, com os amigos, com a família e com a vida de modo geral. Então ando sempre a pesquisar sobre o tema.
Há algum tempo atrás estava numa feira de livros aqui no Porto e me deparei com um livro que me chamou a atenção, Felicidade de Thomas D´Ansembourg. Foi daqueles livros que se lê uma, duas, três vezes e queremos dividir com os amigos, com a família.
Ele aborda no livro algo que no dia a dia nos defrontamos, que atire a primeira pedra quem nunca condicionou ser feliz a alcançar algo. Só posso ser feliz quando tiver com a vida que sempre sonhei, após comprar a casa, o carro, casar, me formar, for promovido e claro que para alcançar tal feito entramos num ritmo de vida alucinante que não nos permite, muitas vezes, de apreciarmos os verdadeiros momentos de alegria que surgem em nossa vida. Entramos no piloto automático, quando damos por nós, estamos em baixa, sufocados, tristes, isolados, parecemos "hamsters correndo na roda", atrás de uma felicidade que teima em não chegar nunca.
O autor identificou armadilhas anti-felicidade em que tropeçamos em nossa vida, como identificá-las e desarmá-las. Como bombas, granadas mesmo. Não pensem que é um livro fácil, exigirá um olhar profundo para dentro de si próprio.
Se está disposto, deixo a dica.

Nenhum comentário: