segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntário - 5 de dezembro


Desde 1985 que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data de 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. O objetivo é que ocorram ações de promoção ao voluntariado em diversas esferas da sociedade mundial.
Dados da pesquisa abaixo, mostram que o voluntariado vem se espalhando pelo país e posso dizer que em Portugal, creio que em nível mundial também. Aqui em Portugal, são muitas as acões de voluntariado, V.O.U, Banco Alimentar, no IPO, MIssão Sorriso e muito mais.
Não deixo de falar do trabalho voluntário que sou ligada em Niterói no Remanso Fraterno www.remansofraterno.org.br/. Há uma necessidade crescente de voluntários em diversas instituições sérias no Brasil ou em Portugal. Só que pratica voluntariado sabe o bem que faz, traz uma paz interior, um desejo de missão cumprida.
Nos processos seletivos o candidato que faz trabalho voluntário em geral é muito bem visto, ao menos por mim, eu observo este aspecto. São geralmente pessoas mais flexíveis, mais criativas, além de melhorar o relacionamento interpessoal.

Um comentário:

Livia disse...

Boa tarde Elis,
Meu nome é Livia, sou de Campo Grande/MS, e quero programar uma viagem para Portugal em jul/ago 2012, e pretendo fazer um trabalho voluntario. Tenho conhecidos em Coimbra e estou pesquisando algum trabalho lá. Li a respeito do Banco de Alimentos em Coimbra e gostei muito do trabalho que eles fazem. Na verdade, queria algumas dicas, achei seu blog pesquisando sobre voluntariado e achei interessante. Sou formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, fui voluntaria em uma instituição de crianças carentes, trabalhei tambem em uma ONG de gestão ambiental. Atualmente estou trabalhando com recursos humanos, na área de segurança publica em SP, mas estou me mudando para Campo Grande este ano. Bom, se pudermos trocar alguma ideia, agradeceria!
Obrigada,
Um abraço,
Livia.