terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reclame Menos, Trabalhe Mais

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É provável que em algum momento da sua vida, você já tenha trabalhado ou convivido com alguém que reclama de tudo e de todos. Pode ser na família, no círculo de amigos, no convívio diário, nos transportes públicos, enfim creio que todos já tiveram essa experiência.
Quem já assistiu a um episódio da série House sabe do que estou falando. Um médico muito inteligente, competente, só que com um ego nas alturas, que é um rabugento e reclamão de plantão. Que trabalha ou convive com um Doutor House em suas vida sabe do que falo ou será você um Doutor House? Pense sobre o tema...
Reclamar vem do latim reclamare, que significa "gritar contra". Muitas pessoas passam uma grande parte de suas vidas a reclamarem, é algo do tipo, isso não está bom, não está do meu jeito, porque não fazem assim... Podemos ler nas entrelinhas, que muitas vezes por trás de um reclamão tem uma pessoa com um alto grau de exigência consigo próprio e com o outro, possui muitas insatisfações e até frustrações não resolvidas, então reclama.
Na vida profissional é comum ter alguém a reclamar o tempo todo que nada está bom, que fala mal da empresa, do chefe, da equipa, dos colegas, ele apenas não reclama de si próprio, afinal como dizia Sartre " O inferno são os outros". Quando isso acontece, transferimos para as outras pessoas nossa cota de responsabilidade por não estar satisfeito com algo e passa-se uma existência a reclamar, reclamar e reclamar.
É possível lidar com alguém que reclama o tempo todo, principalmente no ambiente de trabalho? Um local onde passamos maior parte do nosso dia? Sim é possível. A dica é um líder positivo dará um feedback ao funcionário, mostrando que sua atitude não contribui em nada. De maneira geral pessoas que reclamam muito são pessimistas e olham a vida pela ótica negativa, é a tal estória do copo meio vazio, tende a ver apenas o negativo e não age para ver o que pode ter de positivo.
Como entre a vida pessoal e a vida profissional existe uma linha tênue, é muito provável que o profissional reclamão aja em família assim.
A atitude de ficar reclamando contagia e pode contaminar uma equipa toda, assim como o sorriso também. É muito importante que o líder peça a pessoa reclamona que dê sugestões para a mudança e parta para a ação, pois muitas vezes a pessoa reclama e não tem nenhuma sugestão positiva, é a reclamação vazia, reclamar por reclamar.
Pare de reclamar e olhe as coisas boas, positivas e que não há como ter mudanças se não tiver uma AÇÃO.

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