Licenciada em Matemática pela UFF(Universidade Federal Fluminense), Pós-Graduação em Educação Matemática: teoria e prática Pedagógica pela PUC - Rio(Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro) e Especialização em Administração Pública pela UCAM(Universidade Cândido Mendes) e atualmente é aluna ouvinte do Mestrado em Educação da UFF. Além de diversos cursos de extensão em Pedagogia Social, Didática da Matemática, Geometria e muito mais.
É Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/ UFF, além de Professora de Matemática do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC em Niterói.
Como você despertou para a matemática? Tinha alguma dificuldade? Como isso aconteceu?
Em 1992, no 7º ano, antiga 6ª série, eu tive um excelente professor de matemática, o Marcelo Bairral. Mesmo com facilidade, foi apenas nessa época que me encantei. Eu era a aluna que ia ao quadro e que disputava nota na sala de aula. E o mais interessante é que 10 anos depois, o reencontro em um Encontro de Educação Matemática em Vassouras, RJ e ele lembrou de mim. Foi fascinante!
O que a fez optar pela área da Educação?
Quando iniciei as matérias pedagógicas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense, me deparei com Didática Geral, Psicologia da Educação e Estrutura do Funcionamento do Ensino Médio. Foi um momento onde vi a minha vocação. Onde eu queria fazer o diferente e a diferença. Onde me vi como professora-pesquisadora.
Como é ser Professora de Matemática numa escola pública, num Brasil em desenvolvimento e ainda com tantas carências?
Em 2005, assumi 3 turmas do 7º ano do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho- IEPIC, localizada em Niterói-RJ. De imediato foi um choque. Estava acostumada a lecionar em escolas pequenas e da rede particular. Era uma realidade muito diferente de tudo que eu havia vivido como cidadã e como docente. Mas aprendi a olhar no olho de cada aluno. Entendê-lo e fazer com que eles sentissem que é possível e que eu estava ali para ajudá-los.
Sabemos que as mudanças práticas na área da Educação no Brasil estão ocorrendo só que ainda muito lentamente, o que você enxerga como essencial para dar uma alavancagem para a mudança ?
O governo estabeleceu o currículo mínimo e está fazendo avaliações bimestrais. Mas o problema é que não temos alunos ideais numa escola ideal. Existem diversos problemas que o governo desconsiderou como por exemplo: turmas que não tiveram professores em anos anteriores, alunos portadores de necessidades especiais, alunos que por diversos motivos não frequentam a escola e alunos que enfrentam a cada dia problemas que as vezes nem sonhamos que existem. O essencial seria uma equipe pedagógica capacitada e completa, inspetores por todos os lugares da escola e reconhecimento finaceiro para todos da educação.
Como é ensinar matemática, uma disciplina que de modo geral é temida, causa medo detestada? Ao que se deve a má fama da matemática? Afinal, matemática é difícil?
Segundo Paulo Freire, ensinar é um ato de amor. E é com amor que ensino. Sempre converso com a turma sobre isso. Mostro a eles que não é um bicho de 7 cabeças. Esta semana mesmo foi muito gratificante. Entrei na turma 603, e após a chamada, disse: meninos, hoje vamos aprender raiz quadrada!!! Nossa! Alguns vibraram e outros reclamaram. Professora isso é muito difícil! Eu nunca aprendi!! Respondi: hoje vou te dar a oportunidade de aprender! Você vai ver que é fácil! Eu garanto!!!. E ao final, obtive a resposta: é só isso professora? Agora eu sei! Como isso é bom.
Mito ou verdade acredita que é possível, que todos possam aprender matemática ou ter dificuldade com números é mesmo uma limitação?
Como em grego matemática significa aquilo que se possa aprender, acredito sim. Existem várias maneiras para se conduzir o ensino da matemática. Eu digo sempre aos meus alunos: "é proibído sair da sala com dúvidas". Sempre busco maneiras diferentes para ensinar quando acontece a dúvida. Com relação a limitação, talvez exista por algum tipo de doença que seja incapacitante, mesmo assim é necessário analisar caso a caso em caso de uma doença, pois o ser humano é capaz de se superar, não dá para rotular ninguém de que não tem capacidade para aprender.
O que são as Olimpíadas de Matemática que ocorrem no Brasil? Qual a importância para os alunos essa aproximação?
A OBMEP pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania. Agora em agosto acontece a 7ª Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas. Existem três níveis e na minha escola vai sar a 1ª vez que acontecerá desde quando comecei a lecionar lá.
O que diria para alguém que quer seguir a carreira da Matemática?
Perseverança é a palavra. O curso de matemática é um curso bem diferente da matemática que vemos na escola. Então devemos ser perseverantes e dedicados pois a partir daí poderemos escolher diversas áreas que exigem conhecimentos matemáticos.
Qual o perfil que o profissional da Matemática deve ter para o mercado de trabalho atual?
O profissional da matemática deve ser disciplinado e dedicado. Estudos diários, sempre buscando o aperfeiçoamento.
Como professora nos conte como consegue despertar nos alunos o prazer em aprender Matemática? Existe algum “pulo do gato”, um “segredo”?
Bom, vivemos numa realidade onde os alunos não possuem limites, respeito entre os colegas e os demais. A violência física e verbal é presente e o significado do estudo como alavanca para o sucesso não existe. O aluno fica até de de madrugada acordado todos os dias e não consegue chegar 7h da manhã na escola ou está sololento. Não temos um suporte familiar. As vezes o aluno nem tem moradia fixa. A sexualidade é precoce. Chega a iniciar a vida sexual aos 10 anos. Bebidas e drogas em geral também são presentes. E depois disso tudo, como mostrar a eles que é importante fazer o dever de casa e estudar??? É uma luta diária. Converso muito, desenvolvo projetos lúdicos. Mas não consigo atingir a todos. Só que nunca desisto de ninguém.
Uma atitude positiva perante a vida é fundamental, como você faz uso dessa atitude na sua vida? Nos conte. (O que faz além de ser professora?)
Uma frase que digo sempre aos meus alunos é: "EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO" Falo isso a mim mesma, todos os dias! Digo quando vou fazer um esporte radical, quando vou disputar um concurso ou quando vou iniciar um novo estudo. Gosto de conviver com a natureza, com os esportes, com o samba e com a fotografia. E sempre que posso utilizo tudo em sala de aula.
Para finalizarmos, o que acha que ainda falta ao ser humano para ser mais feliz?
Separei alguns trechos que gosto muito.
Segundo Mário Quintana(poeta brasileiro), "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade".
Admire a paisagem, aproveite, e acima de tudo, deixa a vida te despentear! O pior que pode acontecer é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo.... (Martha Medeiros escritora brasileira)
E apaixone-se "Porque o dia seguinte é o dia mais importante da sua vida. É no dia seguinte que sabemos se o dia de ontem valeu a pena. É no dia seguinte que acordamos para a realidade ou dormimos no sonho. A vida da gente começa no dia seguinte e só existe uma maneira de viver: APAIXONADO.”
Elis, agradeço a oportunidade de contar um pouquinho sobre minha história e poder compartilhar com todos.
Camila, eu agradeço sua participação, sua simplicidade e forma de nos mostrar que não existe limites para aprender e ser feliz SEMPRE.
SUCESSO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário