quarta-feira, 1 de junho de 2011

Uso do Telemóvel(Celular) e o aumento dos casos de câncer

A pesquisa foi feita por 31 pesquisadores em 14 diferentes países e os resultados foram divulgados pela OMS(Organização Mundial de Saúde) ontem. Só que muito antes disso eu já tinha minhas dúvidas em me expor ao uso exagerado dos famigerados telemóveis como chamamos aqui em Portugal os telefones celulares.
Quem me conhece bem, sabe que eu não gosto de usar telemóvel, é algo do tipo, ah! não tem jeito(aff!) tem que falar mesmo? Prefiro e-mail ou um sms se for o caso.

Não sou dependente dele, graças à Deus e não deixo de fazer nada por não estar com ele. Se me ligarem tem secretária eletrônica, retorno a todos os recados.
Minha boa e velha agenda de papel está sempre comigo e me salva muitas vezes por tê-lo esquecido em casa(pois às vezes tinha algo anotado lá), o que ocorre com grande frequência. Um ato falho, deve ser, pois vivo esquecendo.
Uma pesquisa como essa tem um respaldo científico e não dá para ignorar.
Falar por necessidade, para trabalhar e para resolver situações rápidas, é uma "mão na roda".
Não, eu não sou avessa as novas tecnologias que facilitam a nossa vida, o que não faço é deixar me levar por todas as novidades que os media(mídia) nos empurram goela abaixo, nesse frenesi de novidades.
O que acho anormal e agora comprovadamente perigoso é ver como as pessoas estão solitárias mesmo no mundo todo. Quantas vezes no Rio de Janeiro eu entrava nas Barcas indo pra Niterói ou o contrário e sentava alguém por perto e ia o trajeto inteiro(15 a 20 minutos) falando sem parar sobre nada com alguém do outro lado da linha, algo do tipo e aí, como está o tempo, fulano você viu isso ou aquilo(amenidades de modo geral), deixa eu te contar e falava em alto e bom som sua vida para quem quisesse ou não escutar. Eu ficava me corroendo e pensando, por que a pessoa não aprecia o mar, as belezas naturais, a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, não medita um pouquinho ou até lê um livro nos 20 minutos que se seguia. Impossível, a pessoa tem que falar. Mas isto será assunto para um outro post que virá em breve.
E aqui em Portugal quem disse que seria diferente, já ouvi pessoas aos gritos no metro, no autocarro(ônibus)... É sou chata hehehehe!(podem dizer leitores amigos), assumo, levanto e procuro outro lugar, se possível em outro vagão.
Enfim... vejamos se com o resultado da pesquisa há uma mudança de hábitos. Sou otimista, acredito que sim.
Faça sua parte fale o mínimo no telemóvel, sua saúde agradece.
A matéria na íntegra:





Nenhum comentário: