domingo, 15 de maio de 2011

Filme The Company Men


Vou falar sobre diversos filmes que assisti aqui no blog. Sim a blogueira aqui ama cinema(também). Falarei de filmes que tratam de assuntos ligados à área de Recursos Humanos, foco também desse blog, mas não só como já sabem.
Vou iniciar pelo excelente "The Company Man" em português o título foi "Homens de negócios".Que tem como questão central a crise económica de 2008 que levou os Estados Unidos a uma recessão que perdura até hoje.
Uma empresa com mais de 30 anos de existência passa a sofrer um processo de "downsizing"(diminuir de tamanho) pois está sendo comprada por outra companhia e com isso as demissões começam a acontecer. A história gira em torno de 3 personagens principais todos alto executivos da empresa GTX, que tem os atores Tommy Lee Jones, Chris Cooper e Ben Affleck( que conseguiu me convencer no papel de executivo).
Ben Affleck é o Diretor de Vendas da GTX que ganha mais de 180 mil dólares por ano, vive com sua família no mais perfeito estilo "american way of life" e de repente vê sua vida desmoronar com sua demissão.
Não quero entrar nos detalhes do filme, pois vale a pena conferir.
Mas vou falar sobre sua busca por uma recolocação profissional. Ele passa os primeiros dias numa empresa que passa uma ideia de ser de Outplacemant(recolocação) onde tem dinâmicas de grupo, etc. Lá ele conhece diversos profissionais na mesma situação que a dele. O filme aborda as diversas entrevistas, as dificuldades encontradas mesmo sendo um profissional muito qualificado com um MBA, só que descobre que não só ele possuía um, mas inúmeros candidatos do país inteiro com currículo igual ou melhor que o dele. As coisas passam a correr mal e o dinheiro vai acabando, um estilo de vida caro, custa muito dinheiro e mesmo sem querer acaba tendo que aceitar um emprego fora de sua área de atuação, pegando no pesado na empresa de construção do cunhado interpretado por Kevin Costner(excelente atuação).
Quantos profissionais no mundo não passam ou passaram por situações semelhantes?
O final do filme é muito bom, vale a pena assistir e refletir que relação é essa que muitos profissionais possuem com seu trabalho. Você é o seu trabalho? O dinheiro que ganha? Os bens de consumo que adquire com ele? Como está sua relação com sua família, amigos? Existe algo além na sua vida se perdesse seu emprego hoje? Como você se viraria se a partir de hoje passasse por uma situação como a de Bobby Walker(Ben Affleck)?.
Vale a reflexão.

Nenhum comentário: