segunda-feira, 11 de abril de 2011

A CORRENTE DO BEM

Uma ideia que faz a diferença

O filme "Pay it Forward"é do ano 2000, em Portugal tem o nome de "Favores em Cadeia", no Brasil "A Corrente do Bem"(é um dos meus filmes preferidos, vi inúmeras vezes, recomendo é maravilhoso!). Por que estou falando dele agora? Porque recebi a informação que foi criado um movimento intitulado "A Corrente do Bem" no Brasil. Que é o 29º país a integrar o movimento. Tudo começou na Austrália por iniciativa de Blake Beattie com uma adesão de 250 mil pessoas. A ideia central é disseminar uma cultura de práticas cotidianas de gentileza.
Divulgo com muita alegria no coração.
Partindo da frase que é meu lema, "Seja a mudança que espera ver no mundo" Gandhi.
Divulgo, partilho e apresento:


A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.

O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e, através de um gesto, fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade reduz quando o mundo a minha volta não está bem.

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.”

Gabriel, o Pensador

E como vamos fazer isso?

A Corrente do Bem, no Brasil, começará com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação(em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que acontece em 30 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.

A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.

E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc. Temos várias ideias no nosso sugestões e adoraríamos

conhecer as suas.

Por aqui, você também encontra cartões para imprimir e distribuir após cada boa ação, mantendo a ideia de replicar o que estamos fazendo.

Por que passar essa ideia adiante?

1 – Porque é simples e fácil

2 – Porque girar a roda das boas ações é importante

3 – Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém

Uma mensagem de Blake Beattie (fundador do dia Corrente do Bem internacional)

A Corrente do Bem nasceu de uma ideia da autora Catherine Ryan Hyde, em seu livro chamado Pay it Forward. Algumas pessoas diziam que apenas a teoria é boa, mas nunca funcionaria na prática. Assim, desafiei esse ponto de vista acreditando que as pessoas são boas por natureza, mas não percebem esse fato e acabam não saindo de suas zonas de conforto. Por isso, no dia 28 de abril podemos nos dedicar à experiência de ajudar o próximo em larga escala e ver o bem se espalhar por essa grande corrente, conscientizando as pessoas da importância de reconhecer o valor do outro em nossas vidas.

Uma mensagem de Catherine Ryan Hyde (autora do livro Pay it Forward )

O dia Corrente do Bem é uma brilhante iniciativa. Ela abraça o que digo no livro, fala do poder da ajuda. É maravilhoso como uma simples ideia pode mudar o mundo – uma boa ação por vez. Espero que todos possam se juntar ao Blake no dia 28 de abril e passar essa ideia adiante.

Catherine Ryan Hyde – autora do livro Pay it Forward day e outros 10 romances, incluindo sua última obra “Chasing Windmills.”

Gostei, quero fazer parte! Como funciona?

Faça entre uma e três boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. Incentive a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras três pessoas.Os cartões do Dia Mundial da Boa Ação (disponíveis neste site) podem ser entregues à pessoa explicando como a corrente funciona ( acreditamos que se você não falar muito com a pessoa o impacto da ação é maior).

Quer mais? Temos ideias e propostas para grupos, empresas e escolas, confira aqui.

A Corrente do Bem

Telefone:55 (11) 5182-1806 - Brasil
Site: http://www.acorrentedobem.org

Nenhum comentário: