sexta-feira, 4 de março de 2011

DIFICULDADE EM ENCONTRAR PROFISSIONAIS - Parte I

Aqui em Portugal ao longo desses quase dois anos que cá estou o que mais ouço em termos de trabalho é que "não há emprego", a "crise económica" está a assolar o país, "as medidas de austeridade", "desemprego", "os cortes nos benefícios sociais" e tudo o mais, sim em parte é verdade, mas em parte. Conto sempre que mesmo com o país em crise, tenho vários exemplos, inclusive o meu, de ter bastante trabalho na minha área apesar da crise económica, como assim? (Voltarei a falar sobre isso num post futuro).
Como venho do Brasil que viveu crise e desemprego por tanto tempo e só agora começar a vislumbrar uma "luz no fim do túnel", eu já não me assusto e vejo que crise é oportunidade mesmo. Há de se ter mais criatividade nesses momentos, mais resiliência, força e coragem para enfrentar tantos percalços, só que é acredito que como o Brasil está a crescer economicamente, Portugal também irá retomar o crescimento.
Aproveito o espaço do blog para divulgar alguns vídeos de uma série de reportagens que foram feitas há poucas semanas num Jornal brasileiro e que mostram que se a Economia do país aquece, passa-se a ter mais vagas do que pessoas a procurar emprego.
O que acontece é que mesmo com vagas a sobrarem, ou com o chamado, pleno emprego, muitos continuam desempregados por falta de qualificação profissional.
Muitos profissionais que estavam há pouco tempo de se reformarem(aposentarem) eram "convidados" a aderir aos PDV(Plano de demissão voluntária) das empresas para darem lugar aos jovens, que muitas vezes eram recém saídos das Universidades e não tinham experiência. Tudo pelo novo. Quantos profissionais excelentes conheci, que me diziam, "sou velho não sirvo mais para esta empresa" e foram cuidar de abrir seu próprio negócio ou viraram consultores. Bastou a economia aquecer e o país estar a sofrer um apagão de mão de obra qualificada, imediatamente algumas empresas tiveram que incluí-los de volta aos quadros da empresa.
Portanto a frase: "Não há mal ou bem que dure para sempre" é perfeita.
O lema para a vida de qualquer profissional em qualquer área é estudar sempre. Estar atualizado, não se acomodar e o principal manter uma atitude positiva.
A crise não durará para sempre.

Nenhum comentário: