segunda-feira, 14 de março de 2011

Carreira Vs Emprego

Retirado do site: www.administradores.com.br

Observando profissionais de sucesso, é possível notar que eles pouca atenção dão ao que se convenciona chamar de emprego. Eles estão muito mais preocupados em cuidar de algo chamado "carreira".


Qual a diferença, afinal?


O emprego em si é apenas um ângulo temporário da sua carreira, ou seja, ele faz parte do pacote. Vamos tomar como exemplo um atleta.


Fazer parte de um clube e representá-lo em competições é apenas uma face de sua carreira – é o emprego dele. Para desenvolver uma carreira efetivamente, é necessário nutrir todos os seus ângulos – investir em treinamento, nutrição, relacionamento com outros clubes, imprensa, público e entidades ligadas ao esporte, entre outras coisas. É necessário construir uma reputação, mostrando resultados e uma sincera preocupação com seu equilíbrio pessoal e emocional.


Quando você opta por viver no mundo executivo, a sua carreira demanda os mesmos investimentos. Você precisa nutrir-se adequadamente, investir no seu próprio treinamento, no relacionamento com outras empresas e com elementos internos e externos. Sua reputação será sempre levada em consideração no que diz respeito à credibilidade, integridade, confiança. Seus resultados o credenciarão. Seus relacionamentos o auxiliarão na ampla visão do seu mercado, apresentando oportunidades e novos horizontes.


Quando se tem uma carreira sólida e bem nutrida, o aspecto "emprego" é um mero detalhe temporário. Assim como um atleta, você tem seu próprio nome e está no Clube Tal. Você é um economista, e está Gerente Financeiro da empresa X. É muito mais importante e sábio investir no que você é, em seu crescimento e evolução constantes, do que se fixar no aspecto temporário, ou seja, no que você "está".


Sem mencionar que "emprego" como o conhecemos, está em vias de extinção e quem não tiver olhado com carinho para a construção de uma carreira, correrá o risco de perder o chão quando ele desaparecer completamente.


As janelas de oportunidade estão aí para serem aproveitadas por aqueles que tem visão ampla e uma carreira pautada para o sucesso.


E você? Tem uma carreira ou "está empregado"?


Celia Spangher é Headhunter e Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

www.maximconsultores.com.br


Nenhum comentário: