quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SUPERE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO - ENTREVISTA COM FLÁVIA MELLO



Abro espaço no blog, para uma secção chamada ENTREVISTAS.
Inaugurando o espaço, convidei uma especialista no assunto "Falar em Público".

Jornalista e Professora Flávia Mello, é Licenciada em Comunicação Social e Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense(UFF) Pós graduada em Marketing e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, actuando há mais de 10 anos em Rádio, TV, Jornal, Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de ministrar cursos de Oratória e de Como Falar em Público, Produção de Eventos e palestras em todo o Brasil. Tem trabalhos realizados em Empresas de Navegação e na PETROBRAS, como professora actua no ensino superior e em cursos de extensão no SENAC-RJ,Centro Universitário Plínio Leite, Universidade Estácio de Sá e UNILASALLE.

1- É fácil vencer o medo de falar em público ou existem casos que "não tem jeito"?

Aprender a falar em público é como aprender a andar de bicicleta, dirigir, cozinhar é preciso apenas querer! Tudo se torna fácil quando você acredita nisso. A sua mente pode facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem. Muitos alunos me procuram e falam durante muito tempo perfeitamente, contam histórias (com uma narrativa brilhante), sorriem, estendem o papo para os que estão em volta e ainda sim se dizem tímidos porque ouviram isso a vida inteira e o pior acreditaram!

2- De que forma uma pessoa extremamente tímida pode perder o medo de falar em público? Como isto é possível?

Claro que é possível! Em meus cursos trabalho muito a descontração, a alegria, a integração entre os alunos. Isso facilita e muito o processo de aprendizagem, pois já foi comprovado que quanto mais sem tensão e feliz o ser humano estiver, mais ele apreende as informações passadas. Alegria, treinamento e estudo são o meu lema. O maior exemplo disso é quando estamos em uma bela praia, com um sombra agradável, uma água de coco, amigos ao lado e lemos um tema como " A importância ingestão da água para o ser humano". Lemos a matéria e a comentamos naturalmente para todos os presentes. Nesse momento, cada um faz um comentário e depois fechamos o assunto tranquilamente. Coloca esse mesmo assunto em uma reunião de trabalho ou sala de aula, onde o líder causa uma pressão estressante em cima de você dizendo: - O senhor terá que apresentar o assunto" A importância da água para o ser humano" para toda a sua equipe de trabalho, em meia hora, e além disso o senhor terá que abrir em sua palestra espaço para perguntas. COMO VOCÊ SE SENTIRIA? O simples se tornou difícil pela pressão. No meu curso, você aprenderá a se ver livre dessa pressão e a realizar o seu ofício com tranquilidade e firmeza.

3- Qual a importância no mundo atual de uma pessoa saber falar em público, independente da carreira que ela siga?

Independente da carreira , falar em público é muito importante! A comunicação faz parte do nosso cotidiano. Se nós observarmos, falamos em público quase que diariamente. Todas a vezes que falamos existem uma, duas, três pessoas ou mais pessoas nos observando. Sem perceber já estamos falando em público.Quando aprendemos a falar em público, mudamos a nossa postura corporal e mental. Passamos a nos conhecer e a conhecer o outro muito melhor. Falar em público ou para o público é um exercício maravilhoso, pois dessa forma saímos de um pequeno mundo para um mundo muito maior e mais rico de conhecimentos. Nesse processo, você passa a descobrir que o SER HUMANO é a maior riqueza existente no planeta. Falar em público também significa OUVIR O PÚBLICO e é aí que está a grande riqueza e prazer desse aprendizado.

4- Por que a maioria das pessoas sentem medo de expor suas ideias em público? Muitas vezes ouvimos das pessoas:” eu até sei sobre o assunto mas na hora "h" senti um branco e não saiu nada”. O que é possível fazer para que isto não ocorra?

Como eu já havia dito na segunda resposta temos que aprender a relaxar para que a nossa mente produza de forma eficaz. Depois treinar, treinar, treinar... fazer a apresentação em frente ao espelho, filmar, apresentar para sua família, amigos, bonecos... todo o treinamento é válido. Conheça o assunto profundamente e mãos-a-obra. Lembre-se: Humanos são passíveis de erro. VOCÊ É HUMANO E FALARÁ PARA HUMANOS!

Aprender a sorrir de si mesmo é muito gostoso. Deixar o orgulho de lado e praticar a Oratória. Errou, sorria! Relaxe e continue!

5- Para ser um bom comunicador a pessoa precisa ser um bom ouvinte?

Com certeza! Além disso, deve também estudar muito sobre liderança e comportamento humano. Um bom líder deve agir em prol do bem comum.

6- Existe algo em comum entre o Marketing Pessoal e o medo de falar em público?

Existe sim. Como você poderá comunicar ao público ou ao mercado de trabalho os seus talentos se você NÃO FALAR?

7- Em sua prática pessoal e profissional como vê que a auto-confiança, a inteligência emocional, o auto-domínio e uma atitude mental positiva influem para que a pessoa consiga ter uma boa comunicação.

Como eu já havia dito, a auto confiança, o equilíbrio da inteligência emocional que leva ao auto-domínio e a atitude mental positiva são peças fundamentais para o desenvolvimento da ótima comunicação.

Em meus 10 anos de trabalho, já treinei milhares de pessoas e nesse processo pude observar que no desenvolvimento da Oratória a paixão por si mesmo e pelo outro fazem parte do grande segredo do desenvolvimento da "Arte de falar em público".

Convido você Elis Dias, quando sair de Portugal e voltar ao Brasil, para nos visitar e nos prestigiar com sua honrada presença e ao seu público especial deixo o meu convite: Venham fazer o curso " Como falar em público e perder a Timidez", no Brasil, na universidade UNILASALLE, Niterói-RJ. A estrutura da universidade é maravilhosa! Lá vocês terão auditório, microfone, sala de aula com computadores com telas de LCD e telão para o palestrante.

Inscrições pelo site: http://www.lasallerj.org/extensao_in.php?curso=126

O curso vai de 09 a 30 de setembro.

Espero por todos vocês lá!




35 comentários:

Rebeca Nunes disse...

ai, ai se existisse pilula para isso eu comprava uma caixa!!Parabens pela entrevista!

Anônimo disse...

Eu adorei essa entrevista!! A Europa precisa de uma profissional como essa dentro de todas as nossas universidades.

Anônimo disse...

Professora e jornalista Flávia Mello, você mudou a minha vida para sempre. Eu já fiz o seu curso no SENAC e venerei. Eu quero te acompanhar sempre. Muitooooo obrigada por tudo.
Beijos Raphael Junqueira.

Anônimo disse...

Flávia que saudade das suas aulas incríveis e divertidas. Hoje sou jornalista esportivo, no Brasil e devo muito isso a você que sempre me incentivou nas suas aulas de locução na univerdade UNIPLI. Inesquecível. Quando me achava a pessoa mais tímida desse mundo, você apareceu e me mostrou que tudo é possível!!!! Um abraço, Thiago.

Anônimo disse...

Flávia Mello o seu curso na UNILASALLE foi adiado? Como obtenho informações, pelo site mesmo. Quero fazer o seu curso. Carla Marins, de Niterói, RJ. Deixe as informações nesse blog que eu e mais pessoas queremos saber.
Grata?

alessandro torres disse...

COMO FAÇO PARA CONTRATAR SEUS SERVIÇOS? QUANTO VOCÊ COBRA PARA DAR ESSE CURSO PARA EXECUTIVOS EM BUENOS AIRES? PRECISO DO SEU CONTATO.ALESSANDRO TORRES.

Maria Fernanda Candido disse...

Parabéns por essa matéria!! Você pode fazer uma sobre Marketing Pessoal tambem?

Anônimo disse...

Qual o telefone da UNISALLE? Com quem eu falo? A entrevistada pode responder no blog?

Ricardo Neves disse...

Professoraaaaaaaaaaaaaa... lindaaaaaaaaa demais! Saudades das suas aulas maravilhosas. Você está de parabéns. Te adoro, a nossa turma sempre fala de você. Nós sempre dissemos; olha a postura!!!Cadê o sorriso no rosto, imposta a voz, olhe nos olhos, nunca diga nunca, kkkkkk...
Beijos do seu sempre aluno Ricardo Neves e de toda a turma da Comunicação.

Wanderléa disse...

Essa professora é 1000!!!! Ela é tudo isso que aparece na entrevista e mais um monte! Que saudade! Sem a sua aula o curso não foi mais o mesmo. ela deixa os alunos super a vontade e o rendimento é máximo, mas não pensem que ela é "boazinha" não, ela dá a matéria e cobra resultados, mas seus alunos sempre correspondem com muita alegria e satisfação.Um beijo Flavia! Wanderléa SENAC Niterói.

Carol e turma de TST disse...

Professora querida! Linda a matéria, como vc mesmo fala. Aliás, tudo é lindo! kkkkk... e com a senhora tudo fica lindo mesmo. Quando você volta para o SENAC? O SENAC não é o mesmo sem a sua presença.Quando volta? Todos nós sentimos muito a sua falta. Bjssssssssssssssss, Carol e turma de TST.

Daniel Azevedo disse...

Também quero assistir ao seu curso!
A Flávia vai conquistar o mundo com tanto talento! Sucesso!
Precisando de um assessor de comunicação e marketing, estamos aí! hehe

Schroder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder disse...

A Flávia é perfeita! Além de ganhar muito com suas consultorias em locução, ganhei uma amiga. Hoje muito do que faço como profissional depende diretamente da minha postura vocal. A entrevista está perfeita.
Estou pronto para novos desafios... Precisando de um jornalista com ênfase em marketing, estamos ai.

- Rafael Schroder -

MARCUS PONCE disse...

Flávia, você está de parabéns pelo conteúdo de sua entrevista. Durante algum tempo ministrei Cursos de Oratória e Técnicas de Apresentação em Público e pelo que vejo seu curso é de altíssimo nível. Conheço sua competência profissional e a recomendo para qualquer empresa que deseje consistentes resultados em seus investimentos em treinamentos.

Anônimo disse...

grande Flavia tive o prazer de trabalhar com ela em um programa de radio que se chamava reboliso maravilhoso aprendi muito com ela otima entrevista bjs vc tem muito a ensinar para todos

Lúcio Flávio disse...

Flávia, apesar de nos conhecermos apenas por e-mail, já deu pra ver a profissional que vc é!!!!!!!! Parabéns pela matéria

Anônimo disse...

A Flávia é uma excelente profissional,tive a oportunidade de ser seu aluno no curso de técnico em segurança do trabalho, no SENAC Niterói, hoje ela nos faz muita falta, pois profissionais como a Flávia, enrriquecem nossos conhecimentos com a sua experiência!!!

Obrigado Flávia Mello,
um grande beijo do seu
aluno e amigo,
Marcelo Muniz da turma V2/13!!!

Tg disse...

A Flavia é uma pessoa fora de serie, se o mundo fosse agraciado com outras Flavias teriamos com toda certeza um mundo muito mais feliz.

baleia disse...

Elis! Parabens pela entrevista clara, objetiva e esclarecedora. Esse tema e' essencial! Queremos mais!!!

Angelo Jacinto disse...

Elis Dias, parabéns pelo alto nível dessa entrevista. A profissional entrevistada pode deixar algum contato? Preciso saber se ela vem palestrar em Curitiba.
Grata, Angelo Jacinto.( Empresário e Consultor de Marketing).

Maria Jornalista disse...

Flávia Mello é uma das maiores assessoras de imprensa de Niterói. Recebeu uma premiação por melhor assessoria de imprensa e produção da cidade. Eu entreguei esse prêmio em mãos. Um grande abraço Maria (jornalista e amiga).

LUCIANA PB disse...

Fláviaaaaa... sou a Luciana-PB que trabalhou com você, com o senador Ney Suassuna. Você treinava a equipe de Marketing com a maior competência e astral. Saudades. Parabéns e passe para o mundo essa sua alegria de viver e amor puro que você sempre teve pelas pessoas. O mundo precisa aprender a sorrir e a ter um coração imenso como o seu!!! Sempre me lembro do que você falava para a equipe PESSOA MUITO AMADA= A PESSOA QUE AMA MUITO.È POR ISSO QUE TANTA GENTE TE AMA.
Beijossssss, deixe seu email no Blog por favor.

Unknown disse...

Perfeito tudo que li nesta entrevista, eu sou um pouco suspeito para falar, pis sempre fui amante e praticante de teatro, então sempre tive muita facilidade em falar em público, na verdade mais do que isso, sempre amei falar em público, o que a Professora Flávia Mello faz é exatamente isso, ela desperta esse vontade de falar em público, e pessoas que antes se sentiam completamente travadas na frente de um público evoulem de forma espetacular. É notório que saber falar e se expressar bem em público ou para uma outra pessoa influencia completamente em nossas vidas, em entrevistas de emprego, em reuniões no trabalho, a pessoa que consegue se experessar bem sabe o que a outra gosta de ouvir, isso é um ponto importante em uma entrevista por exemplo, saber o que o entrevistador quer ouvir de você candidato. Mas para mim a maior arma para uma boa fluência na dialética, é dominar o assunto que está sendo falado, se está em uma palestra e souber completamente sobre aquele assunto, você terá uma confiança muito maior, ai que entra o que a professora disse, estudar, estudar e estudar, e não pense que estudar é só para faculdade ou cursos, na própria entrevista você deve fazer um estudo sobre a empresa, o ramo que ela está inserido, suas políticas, como ela atua na área em que está se candidatando, pois dessa forma sim, você saberá o que o entrevistador está querendo ouvir de você, vou dar como exemplo minha experiência pessoal, em todas as entrevistas que fiz na minha vida, fui contratado, isso inclui grandes empresas como o Pior Mauá e atualmente meu estágio na TV Globo. Flávia mais uma vezvocê mostra a imensidão da sua competência e por isso recebe tanto reconhecimento, tanto de nós alunos quanto dos maiores profissionais envolvidos. Um forte abraço.

João Marcelo Rocha

Unknown disse...

Flávia,
o que está na matéria é o que você pratica na sua vida, profissional e pessoalmente.
Teus ensinamentos são de grande valor para todo aquele que deseja se distinguir na sua profissão.
Sou grato por te conhecer e poder partilhar ótimos momentos contigo.
Muito sucesso sempre! Você pode!
P A R A B É N S !
Marcelo Orioli
Professor de Direito

Paula Alexandrisky Orientação Profissional e Coaching disse...

Querida Flávia,

Incrível como a essência do seu trabalho está pautada, em primeiro lugar no SER HUMANO. Por esta razão, passar por você, significa, dominar as técnicas da oratória, e principalmente sair ACREDITANDO EM SIM MESMO!
Te conhecer e conhecer o seu trabalho, é um aprendizado constante!
PARABÉNS!

Paula Alexandrisky
Gerente de RH do UNIPLI
www.unipli.com.br
Professora e palestrante

Anônimo disse...

Querida Flávia,

Ainda me lembro do silêncio, na rua à noite, em frente ao SENAC - Niterói, quando fomos buscá-la.

Esperávamos, eu e sua irmã, no carro, para levá-la para casa.

Quando derrepente ouvimos, repetidas vezes, da rua, uma turma eufórica, batendo palmas, gritando e fazendo sons nas carteiras com a mesma espontaneidade dos alunos do ensino médio. O silêncio havia sido rompido por uma turma em êxtase!

Os "aluninhos" eram profissionais atuantes no mercado, com a auto-estima no espaço, prontos para aumenta seu "market-share" e fazer a diferença.

Sairam todos da aula tecendo uma série de elogios e realmente motivados. Era nítida a alegria em todos!

Esse é o único resultado esperado de um trabalho feito com seriedade, amor, empatia, dedicação e carinho!

Por isso tenho o dever e o imenso prazer em compartilhar este fato, que me enche de orgulho!

Agradeço a Deus pela oportunidade de conviver com uma pessoa maravilhosa como você!

Muito Sucesso!!!

Beijos do seu cunhado e irmão,

Thiago S. Azevedo
Administrador e Professor de Finanças

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, Elis. Eu já me vi nas duas situações, houve ocasião em que falei em público como se estivesse acostumada a fazer isso todo dia, e houve ocasião em que fiquei super nervosa, demorei a relaxar e engrenar. Pra vc ver que isso é algo a ser trabalhado até pelos mais "extrovertidos" como eu, risos. São muitos os fatores que influenciam nesse resultado, tantos que renderia um novo post. Mas acho que a professora resumiu bem naquele item que fala sobre pessoas e ambientes opressivos. A técnica de criar uma atmosfera agradável para todos ajuda bastante. ;)

FLÁVIA MELLO jornalista/professora/consultora disse...

Agradeço a Elis Dias a oportunidade de participar de uma entrevista tão honrada e esclarecedora. Agradeço imensamente e com muita emoção a todos os comentários tecidos em torno dessa entrevista. Agradeço aos meus amados alunos, aos honrados e estimados profissionais como Marcus Ponce (um dos maiores profissionais da área de RH do Brasil), a Paula Alexandrisky também da área de RH e treinamento, profissional brilhante!! Ao sr. Lúcio da secretaria de saúde do Rio de Janeiro, enfim agradeço a cada um pelo carinho. Quero dizer que o meu contato é: flaviamello.l@hotmail.com
Quem quiser agendar palestras para fora do Estado ou país deverá agendar com antecedência.
Aviso que no próximo semestre, na universidade UNILASALLE, haverá nos cursos de extensão, o curso "Como falar em público e perder a timidez". Inscrições no site da universidade.
DEIXO AQUI O MEU IMENSO ABRAÇO A CADA UM DOS SENHORES E UM AGRDECIMENTO A ESSA PROFISSIONAL MARAVILHOSA ELIS DIAS.
PAZ, AMOR, ALEGRIA, ESTUDO, DISCIPLINA E TRABLHO SEMPRE!
FLÁVIA MELLO.

Anônimo disse...

Flávia Mello, quando você volta para UNIPLI? Estamos ansiosos!!!
Abraços a essa amada, entusiasmada professora e jornalista, como ela mesmo diz.
Andrea.

ROSANGELA FEIJÓ M MONTEIRO disse...

show de entrevista ! um verdadeiro "pulo do gato" para vencer as dificuldades de falar ao público.
beijos para Elis e Flavia.
Ricardo Pajé

Juliana Lima disse...

Oi Flavinha, tô impressionada e muito emocionada em ler tua entrevista. Parabéns pelo sucesso e pelos comentários. Adorei. Espero que você possa vir aqui na España fazer "una clase" dessas pra gente aqui.
Sucesso e luz sempre pra ti meu amor.
Super, hiper beijo no coraçao.

André Dias | www.trendmarket.com.br disse...

Excelente curso, dinâmico e com conteúdo. Recomendo!

Fabi =) disse...

Flavinha do meu coração! Vc merece muuuiiitoooooo todo este sucesso! A entrevista está linda e emocionante! E os comentários da galera tb! Eu já tive a grande oportunidade de fazer seu curso de oratória e posso dizer que foi fundamental não só para minha carreira, como também para minha vida. O que aprendemos é mais do que falar em público, pois temos uma lição de auto-estima e responsabilidade com nossas vidas. Foi tudo maravilhoso, pois com vc aquele medo inicial logo passa e quando vemos, já estamos falando pelos cotovelos e nem nos damos conta disso! Parabéns pela profissional exemplar, parabéns pelo ser humano do bem que és, e talvez a pessoa no planeta que mais ame o ser humano. Por isso vc é assim iluminada e especial! Que Deus lhe dê muito mais amor, paz e luz para sua vida, hoje e sempre! Um grande beijo de sua admiradora e amiga!

FLÁVIA MELLO disse...

Estou muito emocionada em rever essa matéria!!!! Um imenso abraço em todos e um especiais em ti Elis Dias.
Um abraço para Portugal.
Meus contatos: 55. 21. 99446.9737 ou email: falarbem@yahoo.com