terça-feira, 1 de junho de 2010

PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS E O MERCADO DE TRABALHO

Trabalhando como Consultora de Recursos Humanos e com Aconselhamento de Carreiras, encontro muitas pessoas me trazem a queixa de não conseguirem emprego por serem consideradas "velhas" para o mercado de trabalho.
Sim, realmente existem empresas que só querem em seu quadro jovens iniciantes, mas por que? Porque os salários são mais baixos ou por que querem formar alguém, são muitos os motivos.
Acompanho sempre sites de busca de emprego aqui em Portugal e já encontrei coisas absurdas, como uma vaga que pedia pessoas com idades entre 23 e 27 anos. Algo muito estranho...por que não estabeleceram de 20 a 30 anos por exemplo? Como podemos saber? Não podemos. Foi um critério estabelecido pela empresa ou pelo perfil estabelecido. Há também o limite de 35 anos, como se depois dessa idade a pessoa estivesse fadada a nunca mais pertencer aos "quadros" de nenhuma outra empresa.
Gosto muito de fazer a comparação com o Brasil. Quem disse que lá não acontece isso? Óbvio que sim, basta apenas que a economia se retraia.
Conheci muitas pessoas com currículos maravilhosos no Brasil com experiência idem e que o mercado considerava velho. Puro preconceito. Ficaram desempregados por um tempo, mas não desistiram, começaram acionar sua rede de contactos, muitos viram nesse período a oportunidade de se lançarem como consultores, de estudarem, de se qualificarem mais, de curtirem mais a família, de viajarem, fazr um trabalho voluntário. Outros com o aquecimento da economia voltaram para suas empresas anteriores. Não dá pra dizer todas as pessoas com mais de 40 anos, não mais encontrarão emprego. Isto é uma crença limitante e muito determinismo. É num momento de crise que podem surgir grandes oportunidades.
O que é facto para manter sua empregabilidade em alta estude, cultive uma atitude positiva perante a vida sempre, acione familiares, os amigos, os ex- colegas de trabalho. Desenvolva uma atitude empreendedora. As melhores vagas não se consegue em anúncios de jornal, elas vem por indicação de um amigo que lembrou de você naquele momento(tanto aqui como lá). Veja os sites de emprego, os centros de emprego.Sim a procura de emprego é uma busca incessante. As hipóteses de se conseguir algo aumentam, quanto mais conhecemos e acionamos nossa rede de contactos ou networking.
Para os que procuram emprego em Portugal e ainda não encontram, não desistam, é certo que a Economia vai melhorar, não a mal que dure para sempre.
Para o Brasil a economia está aquecendo e já se fala de apagão da mão de obra, então emrpesas e responsáveis pelos departamentos de RH, chega de preconceito, vamos colocar os milhões de desempregados para trabalharem.



Nenhum comentário: