quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dica de Filme Extremamente Alto, Incrivelmente Perto

O filme Extremamente Alto, Incrivelmente Perto l(Título originalExtremely Loud and Incredibly Close) já valeria a recomendação só por ter no elenco Tom Hanks e Sandra Bullock. Chamou minha atenção pela sinopse, No 11 de setembro um pai dedicado morre e deixa uma misteriosa chave para seu filho. Uma palavra mágica me chamou a atenção na sinopse ao final o Amor é o maior consolo da experiência humana.
É assistir e amar.




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Momentos

Este vídeo é um curta metragem de Nuno Rocha realizador português(diretor de cinema portuense). É de uma beleza singular, preparam os lencinhos pois arranca lágrimas.Emoção pura.
Partilho com os leitores do blog, o resumo do vídeo conforme está no youtube.
"Numa noite normal com o passado largado da memória, um homem reencontra, no lugar a que chama de casa, lembranças de um tempo que viveu.
Fragmentos de pura felicidade e instantes de sublime partilha, surgem como apontamentos de esperança, de um presente que não voltará a ser o mesmo".


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dica de Filme Le Havre


Sei que ando sumida do blog, é verdade. Qual o motivo que me afasta deste espaço que amo tanto? TRABALHO. Estou com a agenda apertada, o que é um presente de Papai de Céu, nessa altura de crise em Portugal. Crise? Transforme em oportunidade. É possível.
Estou cheia de novidades para serem postadas nos próximos dias.
Para começar em clima de Oscar que foi ontem vou falar de um filme que fui assistir semana passada no cinema. Afinal há que se ter horas de lazer.
O filme se chama Le Havre(O Porto). É quase um poema.Tem uma beleza, alegria impressionantes nos faz sentir um bem e uma leveza sem fim.
Não vou contar a história para não perder o brilho. Optimismo, solidariedade, preocupação com o próximo. "Fazer o bem, sem escolher a quem". Tem uma mensagem tão positiva, que lembrou-me "Favores em Cadeia". Não é um filme com toques de cinema americano, pois o diretor Aki Kaurismäki é finlandês. O filme se passe em Havre na Normândia, França.
Resumo da história, um ex-boêmio que vive como engraxate convive com imigrantes, ele mesmo um imigrante. Não fica claro de onde ele é(algum país de língua francesa). Marcel Marx conhece um menino que chegou do Gabão, um país de África e está a viver ilegal e tentará ajudá-lo. A história é muito mais que isso, mas me recuso a contar detalhes.
O filme terminou e as pessoas não levantavam das cadeiras, meio que a espera de uma nova sessão, de continuar naquela energia tão positiva.
Não foi diferente comigo. Bateu um sentimento de paz, de reconforto e confirmei o que acredito, confio e muitos de nós sabemos: o mundo pode ser melhor apesar de todos os problemas, de tudo o que possa ocorrer não tão bom. Depende só da gente para fazer a diferença e podemos contagiar as outras pessoas com positivismo e muito humanismo. Mistura-se na história a vida de imigrantes, bom humor, amor ao próximo, amor, resignação, felicidade, compaixão e para completar uma bela banda sonora(trilha sonora). E o final é belíssimo Le Havre prova isso.
Imperdível!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dica de Filme Larry Crowne

Larry Crowne pode ser considerado um filme bastante despretensioso, o que não o torna menos importante. É uma comédia romântica, daquelas bem leves e muitos podem estar a pensar o que tem a ver com recursos humanos ou desenvolvimento pessoal, temas que abordo neste blog? Tudo.
A história desenrola-se com Larry Crowne interpretado por Tom Hanks que está perfeito no papel de um funcionário que trabalha numa empresa há muito tempo, que ano após ano é premiado com o título de "funcionário do mês" fazendo jus ao seu duro trabalho e que um belo dia é confrontado com uma reestruturação na empresa (o que é mais comum do que possamos imaginar), o gestor o chama para um "feedback" e diz-lhe que apesar de todo o seu trabalho e anos dedicados, as coisas mudaram e devido as "políticas da empresa" viram que ele não tinha faculdade e que teriam que demiti-lo. É um facto(como dizemos cá em Portugal) também bastante comum. A pessoa dedica-se por anos a fio ao seu trabalho, cai num piloto automático e esquece-se de si própria e não se apercebe da realidade e do seu desenvolvimento pessoal. Pode ser que a pessoa viva isso num casamento e não só numa relação de trabalho. A pessoa "dedica-se" tanto ao outro, que esquece-se de si própria. Mas Larry Crowne aproveita a oportunidade e o qeu poderia virar uma tragédia, trasnforma-se em aprendizado, dá a volta por cima e muda. Muda tudo, volta à Universidade e o restante fica para que assistam ao filme. É divertido, leve, romântico e tem ainda Julia Roberts que é das minhas atrizes americanas preferidas. O melhor do filme? A tomada de consciência que precisava mudar de vida, mesmo que tenha sido depois de uma demissão.
Excelente pedida!
Recomendo.

Humanismo na Gestão Empresarial

Dá uma felicidade muito grande ouvir uma notícia como essa e nos faz refletir que é possível ser empresário e ter atitudes humanistas.
A notícia aconteceu há poucos dias na Austrália. Um empresário do ramo de autocarros(ônibus) vendeu sua empresa e dividiu um bónus aos seus dois mil funcionários. O prêmio foi baseado por tempo de serviço e alguns funcionários chegaram a receber mais de 80 mil euros.
Humanismo, atenção e preocupação são características que completam o perfil deste empresário que foi considerado o mais generoso da Austrália. Espero ainda ver outras empresas fazerem o mesmo, lembrando que muitas são negociadas por milhões de euros, dólares ou reais e que dividir um valor com seus funcionários tornaria o clima organizacional muito mais saudável, principalmente quando a empresa é vendida e gera aquele clima de insegurança. De certeza que geraria muita satisfação para os funcionários.
Assista o vídeo:


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dicas para Entrevista de Emprego

Recebo muitos pedidos de leitores e amigos querendo dicas de como se preparar para enfrentar uma entrevista de emprego.
O que devo falar? O que não falar? O que o selecionador quer saber quando faz certas perguntas?
A entrevista pode iniciar numa ligação que o recrutador faça ao candidato. Ali ele já pode estar pré-entrevistando o candidato, pode falar um pouco da vaga, mas de modo geral, ele quer saber se as informações contidas no currículo são reais, se ele está trabalhando ou não, se possui interesse na vaga em questão. Poucas são as empresas ou consultorias de RH que dão informações sobre salário, benefícios e nome da empresa. Aí muitas pessoas dizem, "o recrutador não me adiantou quase nada". É mais comum do que se pode imaginar. Mas muitas vezes a vaga em questão na empresa X, ainda está ocupada. Então é um processo que corre em absoluto sigilo ou não. Depende do que fica acordado.
A primeira coisa que recomendo é, escute quem ligou, ouça as informações com atenção. Se estiver no trânsito e não puder atender no momento, peça o contato e retorne.
Após ouvir as informações, faça perguntas, como onde fica a empresa, cargo, benefícios, salário, horário de trabalho, como disse anteriormente pode ser que a pessoa não possa falar e dirá que é para o candidato participar de uma entrevista.
Se você conseguir chegar nessa etapa do processo seletivo, saiba que já foi selecionado duas vezes, primeiro pela triagem do currículo e segundo pela entrevista por telefone. Algumas empresas hoje já aplicam provas online, onde o candidato faz até da sua própria casa, ou responde um questionário. Muitas vezes é um processo eliminatório.
Passou por essa fase ou não teve esse processo? Vamos seguir para a entrevista pura:
O candidato deve chegar com um antecedência de uns 10 minutos antes da entrevista. Para dar tempo de se acalmar, pois sabemos que é um processo que gera ansiedade, estando desempregado ou não.
Se o candidato tiver informações sobre qual é a empresa, vá ao site da mesma, pesquise mais. Isso demonstra que você está interessado em saber da empresa onde poderá vir a trabalhar.
Estude seu currículo, lembre-se de informações que não estão mencionadas, mas que sejam relevantes. Faça uma análise do seu percurso profissional.
Seja objetivo nas respostas, não é necessário contar todos os detalhes, fale da sua experiência, ressalte suas qualidades, lembre-se que é na entrevista que "vendemos nosso peixe".
Cuidado para não falar demais.
Nunca fale mal da empresa, dos colegas, do chefe. Já tive perguntas de pessoas que dizem, então eu vou mentir? "Saí da empresa por conta do chefe que me odiava" ou "briguei mesmo, afinal eu tinha a razão". A impressão não é das melhores ao ouvir isso de um candidato. Penso que ele pode ter razão, que a empresa anterior era péssima, mas é importante a gente não sair "metralhando" informações que as vezes não foram pedidas. Eu digo sempre que não existe fórmula certa, resposta certa, pois não sabemos o que o selecionador quer. É subjetivo? O melhor é ter bom senso.
Será que caso você consegue falar sem mágoas do empregador? Consegue ser profissional?
A fórmula do sucesso é ser você mesmo, se conhecer, saber seus pontos fracos e pontos fortes. Trabalhar para o seu aperfeiçoamento.Se fizer tudo e não for o seleciondao para a vaga, é porque algo melhor o espera.
Tenha um pouco mais de paciência e não desista. Você irá conseguir em breve!
Sucesso!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projeto Mais na Escola - Remanso Fraterno


Vimos lhe convidar para se juntar a nós em mais um desafio

Caro amigo ,

Prevemos que nossa SEF precisará merecer muitos cuidados na área financeira no ano de 2012, em função de fatos alheios a nossa vontade, que provocaram uma redução substancial de nossas receitas.

Dessa forma, para darmos sequência ao trabalho hoje realizado no Remanso Fraterno precisaremos de outras fontes de receita e ampliar as já existentes.

Nesse contexto é que contamos com sua colaboração na divulgação do Projeto Mais Criança na Escola.

Você pode participar:

• Inscrevendo-se no Projeto e contribuindo com uma quantia mensal;
• Aumentando seu valor mensal de contribuição, caso já participe;
• Convidando amigos para participar conosco.

Clique no link abaixo, preencha o formulário e participe!

http:www.remansofraterno.org.br/formulario.php

Ressaltamos que toda a verba é destinada às despesas do Nucleo Escolar onde atendemos aproximadamente 210 crianças, oferecendo ensino em regime de tempo integral, além de alimentação, prevenção à saúde, apoio moral-espiritual, ações sociais às famílias e outros cuidados.

Periodicamente, nossa Diretoria Financeira, emite relatórios prestando contas dos recursos recebidos, o que lhe permitirá acompanhar a destinação de tudo o que é arrecadado e oferecer sugestões, se desejar.

Se você não conhece nossa Obra, clique no link abaixo:

http://www.remansofraterno.org.br/index.asp